Esta é a página do "Laboratório de Recursos Pesqueiros Artesanais e Modelagem Ecológica", do Instituto de Oceanografia da FURG.

Pescadores artesanais Lagoa Mirim (Foto G. Velasco 2004)

Neste laboratório fazemos pesquisa, docência e extensão nas áreas de bio-ecologia e dinâmica populacional de recursos pesqueiros, estrutura, e gestão da pesca de pequena escala (“artesanal”) tanto da região estuarina da Lagoa dos Patos como da costa oceânica do Rio Grande do Sul.

Também usamos as ferramentas de modelagem ecológica e ecotrófica para a descrição dos ecossistemas aquáticos, análise da sua estrutura, função, interação entre os componentes, efeitos da pesca sobre estes, num enfoque holístico.

Temos feito estudos de crescimento, mortalidade natural, reprodução e pesca de peixes ósseos e elasmobrânquios, mapeamentos de áreas de pesca (inclusive usando SIG), e modelos ecotróficos (no programa Ecopath) de ecossistemas brasileiros, especialmente marinhos (plataforma continental).

Participam alunos dos cursos de Graduação em Oceanologia, Ciências Biológicas, e de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB), e Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PPGBAAC).

 logo modelo ewe

Equipe:

Prof. Dr. Gonzalo Velasco C.

TAE Gladimir F. Barenho

TAE MSc. Alberto C. S. Campos

Oc. Andréia Schwingel (Mestranda PPGBAAC) - Pesquisa e mapeamento em SIG das áreas de uso da pesca artesanal de algumas comunidades do Estuário da Lagoa dos Patos.

Biol. Nathan Arocha (Mestrando PPGBAAC) - Análise da pesca e comercialização do bagre Genidens barbus no estuário.

Ac. Maíra Saut (Est. Oceanologia) - Estudo do autoconsumo de pescado dos pescadores de São José do Norte.

Ac. Tainã Ança (Est. Oceanologia) - Análise da fauna acompanhante da pesca artesanal de beira de praia no Cassino e região Sul.

Em construção